Demolição e modificação estrutural, com a garantia da conformidade legal
Tudo o que você precisa saber sobre demolição, reconstrução e modificações em imóveis.
Fornecemos soluções completas para seus projetos e construção com nossa equipe especializada.

Demolições são muitas vezes complicadas por conta de vizinhos que constroem em muro de divisa.
O que diz a lei sobre os muros?
Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação.
Antes de conduzir a demolição de um imóvel que tem muros de divisa servindo de apoio a ambas as edificações vizinhas, é importante seguir alguns passos para garantir a segurança das propriedades envolvidas e minimizar possíveis danos.
Quais passos são seguidos pela AB Norma Engenharia na demolição ou modificação estrutural de imóveis?
Obtemos as autorizações necessárias: Verificamos se você precisa de licenças ou autorizações específicas para conduzir a demolição em sua cidade. Certificamos-nos de obter todas as autorizações necessárias antes de iniciar o trabalho. Se houver muita sujeira ou o imóvel estiver abandonado, é necessário que uma equipe de limpeza. Demolir um imóvel abandonado que está sujo e pode conter animais requer cuidados especiais para garantir a segurança da equipe de demolição e evitar riscos para a saúde pública.
Informe os vizinhos: Entre em contato com os proprietários das propriedades vizinhas e informe sobre o processo de demolição. Explique as medidas que serão tomadas para garantir a segurança e minimize possíveis danos. Certifique-se de documentar essa comunicação por escrito. Mas não se preocupe, nós da AB Norma Engenharia fornecemos toda a base necessária para que essa etapa seja documentada.
Fazemos uma avaliação técnica: Contratar um profissional qualificado como um engenheiro civil é fundamental, imprescindível. É necessário avaliar a estrutura dos muros de divisa bem como das fundações, lajes, paredes, cobertura. Essa avaliação deve incluir um estudo detalhado da estabilidade dos muros e a possibilidade de danos à estrutura da edificação vizinha.
Adotamos medidas preventivas: Baseado na avaliação técnica, adotamos medidas preventivas para garantir a segurança das edificações vizinhas durante a demolição. Podem ser necessários reforços estruturais ou o uso de equipamentos específicos para evitar a queda do muro durante a demolição. O Código de Obras de Sorocaba fornece insumos para especificar essas medidas, e serão discutidas mais abaixo.
Iniciamos a demolição: Com todas as autorizações, comunicações e medidas preventivas em ordem, iniciamos o processo de demolição com cuidado. A demolição deve ser feita de forma gradual e controlada, para minimizar possíveis danos ao muro e às edificações vizinhas.
Realizamos a destinação, a limpeza e reparos: Após a demolição, limpamos o local e fazemos os reparos necessários no muro de divisa. Caso tenha ocorrido algum dano às edificações vizinhas, certificamos de repará-los antes de finalizar o processo.
Qual o custo de demolir ou fazer o serviço de modificação estrutural?
Lembre-se que cada situação é única e pode exigir medidas específicas. Portanto, é importante ter um planejamento cuidadoso e contar com profissionais qualificados para conduzir a demolição com segurança e eficiência.
Os valores incluso estão os riscos e honorários dos responsáveis técnicos pelo serviço, taxas do CREA, destinação correta do entulho, deslocamento de caminhões, aluguel de caçambas, placa de obra, mão de obra, equipamentos, obtenção de alvarás e confecção de documentação. As taxas pagas ao município são pagas pelo cliente.
Não é um serviço que custa menos de 10 mil reais, tenha isso em mente.
O que diz o código de obras de Sorocaba?
LEI Nº 1437, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1966
Art 302. Será obrigatória a colocação de tapume, sempre que se executem obras de construção, reformas ou demolição, no alinhamento da via pública.
Art 378. Para a execução de qualquer demolição no limite das vias públicas, é necessário um prévio requerimento à Prefeitura, que expedirá licença, pagos os impostos referente aos tapumes e andaimes, observadas todas as exigências aplicáveis no caso.
Art 380. Verificada, mediante vistoria do órgão municipal competente, a ameaça de ruina, o proprietário será intimado a executar a demolição ou os reparos necessários, no prazo que lhe for concedido.
Art 382. Nas demolições citadas, serão empregados meios adequados para evitar que a poeira incomode os transeuntes, Competirá ao interessado fazer a limpeza do passeio e do leito da rua em frente à demolição.
Art 383. Ficam proibidas as demolições, em ruas de trânsito intenso, no período das 9:00 às 17:00 horas.
Qual a documentação necessária para o alvará de demolição?
-
Requerimento assinado pelo Proprietário do Imóvel
-
Anuência dos demais Proprietários do Imóvel
-
Cópia do Documento de Propriedade do Imóvel em nome do Proprietário: Matrícula de Cartório, Escritura Definitiva, etc
-
Cópia de capa e contracapa do último IPTU
-
Cópia da ART do engenheiro – Anotação de Responsabilidade Técnica – para a Demolição
Você ainda tem dúvidas?
Fale com um especialista.